top of page

HUMANIZAÇÃO DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA



Somos reflexos de nossas experiências!


No âmbito profissional não poderia ser diferente, estar num ambiente aberto a criatividade, colaborativo e que incentive soluções inovadoras, a princípio parece não fazer muito sentido para os Escritórios de Advocacia.


Faça um teste, pergunte a uma “pessoa”(cliente) como ela imagina ser um escritório de Advocacia e como é trabalhar naquele local?


A resposta é quase sempre a mesma em relação ao ambiente de trabalho, um local em que reina o silêncio, variavelmente escuro, quando se fala em cores as mais relacionadas são vermelha, preta e cinza, com espaço destinado aos livros.


Não há um modelo arquitetônico pronto para escritório de advocacia, e nem é essa a finalidade em abordar o assunto, é sim o quanto isso impacta no bem-estar dos colaboradores e que afeta diretamente no desempenho da equipe.


Advocacia é desempenhada no limite do estresse diário que um ser humano normal suporta, atividades ligadas direta e indiretamente a advocacia quase sempre envolvendo problemas extremamente complexos que inevitavelmente o advogado se vê, como seu desempenho profissional em determinar a liberdade ou não de um cliente.


As dores enfrentadas num ambiente hostil pelos colaboradores terão reflexos diretamente no desempenho de toda equipe, pois seu rendimento vai, seguramente, ser afetado.


Rever e criar ambientes estruturados de descompressão pode ser o início, porém isoladamente não terá nenhum ganho real se não fizer parte da cultura organizacional.


Escritórios de Advocacia precisam ter ambientes de trabalho mais humanizados, é possível, associando arquitetura e cultura com foco no ser humano, que valorize aspectos que influenciem positivamente o desempenho do business.


Aliás, nem todas as inovações atingem 100% o objetivo inicial, mas o importante é iniciar e entender que é sim possível e partir para aplicação.


Primeiro passo adotando uma cultura organizacional que valorize o colaborador e a educação profissional, engajando os colaboradores no propósito do negócio, segundo passo é estudar a estrutura o espaço físico disponível e transformar o ambiente valorizando uma arquitetura que possibilite colaboração até chegar a destinação de um espaço exclusivo para descompressão simples como o que implantamos em nossa sede em Belém, carinhosamente chamado de PUB Monteiros.


É a humanização dos escritórios de Advocacia, mas é claro que tem que fazer sentido para o modelo de negócio adotado em seu Escritório.



Gleidson Monteiro

Advogado e Administrador em Formação

 
 
 

Comments


bottom of page