Controladoria jurídica
- Monteiros Advogados
- 11 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2020

Não há um conceito bem definido de controladoria jurídica, no entanto, no que tange a advocacia pode-se denominar como Área/fase de apoio técnico que harmonize o conjunto de atividades de acordo com sua especificidade com intuito de impulsionar o CORE BUSINESS
As funções e atividades que podem ser integradas dependem muito do modelo de gestão do escritório, número de demandadas existentes, das variações dos Jobs(carteiras), da qualificação técnica do TIME que irá compor.
Neste sentido a controladoria jurídica pode apenas ser uma área burocrática de apoio a um grupo técnico desempenhando atividades de “retaguarda”, exemplo: notificações, operação de arquivos físicos e virtuais, protocolos, ou seja, atividades de apoio ao advogado.
Ou, por outro lado, pode haver uma mais estruturada, desempenhando algumas atividades mais complexas que vão além do apoio burocrático chegando a desempenhar algumas atividades técnicas, principalmente aquelas, que podem hoje, ser automatizadas, esta possibilidade de automação é muito importante pois está diretamente ligada a própria necessidade de estruturar uma controladoria.
Qual a função da controladoria?
A função da controladoria não é apenas burocrática e também estratégica, vai além de função de apoio, pois desempenha atividades que requer conhecimento técnico em gestão e jurídica.
Existem alguns casos de controladorias com atividades mais complexas que advogados especialista em direito processual desempenham a coordenação.
A controladoria tem função estratégica também porque sua produtividade dita o ritmo de crescimento do escritório, neste caso além de apoio técnico tem-se as análises de desempenho que hoje muitos sistemas de apoio a gerenciamento de escritório disponibilizam, e que está ligado diretamente ao planejamento estratégico de acordo com a tática a ser utilizada pelo corpo gestor para definir ações que ditem o ritmo de desempenho/qualidade do CORE BUSINESS.
Neste contexto a controladoria harmoniza a distribuição de atividades que podem ser padronizadas e automatizada num fluxo lógico de etapas que o processo/tarefa tem a percorrer pelo escritório até ter sua resolução satisfativa.
É crucial esta análise de desempenho pois determina quais investimentos são necessários para que as metas definidas em planos sejam atingidas, basicamente se a contratação de mais profissionais é necessária para aumento do ritmo de trabalho ou mesmo apenas o investimento em tecnologia e automação satisfaz tal necessidade.
Texto: Gleidson Monteiro
Kommentare